
- …
- …
antroposofia da imanência
para uma educação steineriana
- Nossos encontrosteremos 10 encontros, às quartas-feiras, sempre das 21 às 22h
Contemporâneo
um - 5 fevereiro - Antroposofia
dois - 12 fevereiro - Imanência
três - 19 fevereiro - Educação
quatro - 4 março - Steineriana
cinco - 11 março - Des... des...
seis - 18 março - Contemporâneo
sete - 25 março - Inclusão - Grupo 1
oito - 1 abril - Trimembração Social - Grupo 2
nove - 8 abril - Barco e inquietações - Grupo 3
dez - 15 abril - Encerramento
- um verso
O universo inteiro
se encontra em [movimento] evolução.
Ele se expande,
Estrelas explodem,
Mundos surgem, mundos morrem.
Nada fica parado,
tudo é fluir e transformar.Também eu sou uma parte
desse [movimento] desenvolvimento
Eu não quero me abster
dessa expansão,
do amadurecer e do crescer.
Eu quero me tornar sábio
no coração da vida.
(Ulrich Schaffer)SCHAFFER, Ulrich. Crescer, amadurecer: poemas meditativos. São Paulo, Antroposófica, 2008.
biblioteca
Alguns textos importantes para compor nosso acervo, outros textos virão no decorrer dos encontros.GRUWEZ, Christine. O que é ser contemporâneo? São Paulo: Antroposófica, 2011.
Acesse o site da Editora Antroposófica aqui
Se você puder, tente comprar o livro para colaborar com o fortalecimento do nosso território de conhecimento.
Acesse cópia digital, exclusiva para uso do grupo.
STEINER, Rudolf. Carências da alma em nossa época: como superá-las? São Paulo: Antroposófica, 2013.
Acesse o site da Editora Antroposófica aqui
Se você puder, tente comprar o livro para colaborar com o fortalecimento do nosso território de conhecimento.
Acesse cópia digital, exclusiva para uso do grupo.
STEINER, Rudolf. Os três aprendizados da infância e a configuração do destino. São Paulo: Antroposófica, 2017.
Acesse o site da Editora Antroposófica aqui
Se você puder, tente comprar o livro para colaborar com o fortalecimento do nosso território de conhecimento.
Acesse cópia digital, exclusiva para uso do grupo.
encontro UM
antroposofia - introdução e apresentaçãoPara assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.
exercício semana UM
Antes de dormir, registrar no diário, dos últimos aos primeiros, todos os espaços físicos em que esteve por algum tempo (por exemplo: seu quarto, banheiro, cozinha, sala, carro, estacionamento, elevador do trabalho, escritório, restaurante...). Importante que seja do último ao primeiro do dia.
Citação usadas no encontro UM aqui.
- encontro DOISimanência
Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.
exercício semana DOIS
Antes de dormir, registrar no diário, dos últimos aos primeiros, quanto tempo ficou em cada atividade que fez (por exemplo: 10 minutos no banheiro, 20 minutos jantando, 1h30 dirigindo do trabalho para casa, 4 horas no computador no escritório...). Importante que seja do último ao primeiro do dia.
Citação usadas no encontro DOIS aqui.
- encontro TRÊSeducação
Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.
exercício semana TRÊS
Antes de dormir, registrar no diário, das últimas às primeiras, todas as pessoas com as quais interagiu durante o dia (por exemplo: a mãe, o porteiro do prédio, o ambulante no sinal de trânsito a caminho de casa, o ascensorista do prédio do trabalho, a secretária, o cliente...). Importante que seja da última à primeira do dia.
Citação usadas no encontro TRÊS aqui.
- encontro QUATROsteineriana
Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.
exercício semana QUATRO
Antes de dormir, registrar no diário, da última à primeira vez que ficou totalmente sozinho durante o dia (por exemplo: no banheiro antes de dormir, no banheiro do escritório, no banheiro quando acordou). Importante que seja da última à primeira do dia.
Citação usadas no encontro QUATRO aqui.
- encontro CINCOdes...des... (descolonizar, desescolarizar)
Para assistir ao vídeo do encontro de, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.
exercício semana CINCO
Registro matinal: Fazer projetos para o dia, podem ser projetos em andamento ou pontuais. Agenda para atender demanda ou projetos de médio e longo prazo.
Registro noturno: Antes de dormir, avaliar a tensão entre o ideal, o possível e o real. Anotar em listas no caderno: lista de idealidades, listas de possíveis (aquilo que poderia ter feito, mas não fez) e lista do real (o que verdadeiramente aconteceu). Se quiser, faça reflexões no caderno-diário.
Citação usadas no encontro CINCO aqui.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Portugal: Almedina, 2010.
- encontro SEIScontemporâneo
Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.
exercício semana SEIS
Descrição do real: plantas, pessoas, situações práticas e objetivas, objetos, espaços. Descreva o mais detalhado possível, escrevendo no caderno-diário. (outras informações no video abaixo).
Citação usadas no encontro SEIS aqui.
- encontro SETEos desafios da inclusão
encontro OITO
Trimembração Social na prática de uma escola comunitária pública - Potências e desafiosO tema de nosso encontro abordará a trimembração social com seus princípios de liberdade, igualdade e fraternidade sob a perspectiva prática de uma escola pública de ensino infantil no litoral norte da Bahia.A problematização do tema emanou das vivências práticas de mães, professoras, e demais colaboradores da escola. Contrapondo o que diz Rudolf Steiner a respeito da gestão trimembrada das escolas com as leis e diretrizes brasileiras de educação, buscamos um encontro entre aquilo que é idealizado e o que é possível.Abordaremos o modelo de Governança Trimembrada nas escolas Waldorf trazendo apontamentos sobre este modelo e suas possíveis distorções na contemporaneidade. Ao apresentar o estudo de caso da escola Casa da Mata, enalteceremos as potências e apontaremos os desafios das práticas na escola pública.Ao final, esperamos trazer alternativas criativas ao modelo trimembrado diante do cenário do que temos em um espaço institucionalizado.
- encontro NOVEQuem dirige esse barco? Até onde direcionar a aprendizagem na infância?
Inquietudes e quietudes - encontro DEZO fio vermelho da experiência
Vamos interagir por aqui?
Penso que mais um grupo de whasapp possa ser improdutivo, já que estamos querendo compor pensamento e sistematizar conhecimento, por isso, aquilo que tivermos como contribuição escrita e visual pode ser postado aqui, o que acham? (estamos fazendo um teste, avaliamos na próxima semana)
© 2018