thumbnail image

canal

youtube

  • início
  • grupos de estudo 
    • economias grupo de estudos
    • o valor do feito à mão
    • artes-manuais e gênero
    • tenda filosofica
    • artes-manuais para R_volução
    • casa, infâncias...
    • grupo inaugural
    • potência afirmativa
  • Programas 
    • Paz e Bem
    • Navegar é preciso
    • Ação Plural
    • A voz das pesquisadoras
  • Eventos 
    • Residência Artífice
    • Fórum Artes da Casa
    • Quaresma Autoras
    • Quaresma Detox
    • Ponto em questão
  • blog ativista
  • …  
    • início
    • grupos de estudo 
      • economias grupo de estudos
      • o valor do feito à mão
      • artes-manuais e gênero
      • tenda filosofica
      • artes-manuais para R_volução
      • casa, infâncias...
      • grupo inaugural
      • potência afirmativa
    • Programas 
      • Paz e Bem
      • Navegar é preciso
      • Ação Plural
      • A voz das pesquisadoras
    • Eventos 
      • Residência Artífice
      • Fórum Artes da Casa
      • Quaresma Autoras
      • Quaresma Detox
      • Ponto em questão
    • blog ativista
Telegram

canal

youtube

  • início
  • grupos de estudo 
    • economias grupo de estudos
    • o valor do feito à mão
    • artes-manuais e gênero
    • tenda filosofica
    • artes-manuais para R_volução
    • casa, infâncias...
    • grupo inaugural
    • potência afirmativa
  • Programas 
    • Paz e Bem
    • Navegar é preciso
    • Ação Plural
    • A voz das pesquisadoras
  • Eventos 
    • Residência Artífice
    • Fórum Artes da Casa
    • Quaresma Autoras
    • Quaresma Detox
    • Ponto em questão
  • blog ativista
  • …  
    • início
    • grupos de estudo 
      • economias grupo de estudos
      • o valor do feito à mão
      • artes-manuais e gênero
      • tenda filosofica
      • artes-manuais para R_volução
      • casa, infâncias...
      • grupo inaugural
      • potência afirmativa
    • Programas 
      • Paz e Bem
      • Navegar é preciso
      • Ação Plural
      • A voz das pesquisadoras
    • Eventos 
      • Residência Artífice
      • Fórum Artes da Casa
      • Quaresma Autoras
      • Quaresma Detox
      • Ponto em questão
    • blog ativista
Telegram
  • antroposofia da imanência

    para uma educação steineriana

  • Nossos encontros

    teremos 10 encontros, às quartas-feiras, sempre das 21 às 22h

    Contemporâneo

    um - 5 fevereiro - Antroposofia

    dois - 12 fevereiro - Imanência

    três - 19 fevereiro - Educação

    quatro - 4 março - Steineriana

    cinco - 11 março - Des... des...

    seis - 18 março - Contemporâneo

    sete - 25 março - Inclusão - Grupo 1

    oito - 1 abril - Trimembração Social - Grupo 2

    nove - 8 abril - Barco e inquietações - Grupo 3

    dez - 15 abril - Encerramento

  • um verso

    O universo inteiro
    se encontra em [movimento] evolução.
    Ele se expande,
    Estrelas explodem,
    Mundos surgem, mundos morrem.
    Nada fica parado,
    tudo é fluir e transformar.

     

    Também eu sou uma parte
    desse [movimento] desenvolvimento
    Eu não quero me abster
    dessa expansão,
    do amadurecer e do crescer.
    Eu quero me tornar sábio
    no coração da vida.
    (Ulrich Schaffer)

    SCHAFFER, Ulrich. Crescer, amadurecer: poemas meditativos. São Paulo, Antroposófica, 2008.
     

  • biblioteca

    Alguns textos importantes para compor nosso acervo, outros textos virão no decorrer dos encontros.

    GRUWEZ, Christine. O que é ser contemporâneo? São Paulo: Antroposófica, 2011.

    Acesse o site da Editora Antroposófica aqui

    Se você puder, tente comprar o livro para colaborar com o fortalecimento do nosso território de conhecimento.

    Acesse cópia digital, exclusiva para uso do grupo.

    STEINER, Rudolf. Carências da alma em nossa época: como superá-las? São Paulo: Antroposófica, 2013.

    Acesse o site da Editora Antroposófica aqui
     

    Se você puder, tente comprar o livro para colaborar com o fortalecimento do nosso território de conhecimento.

    Acesse cópia digital, exclusiva para uso do grupo.

     

    STEINER, Rudolf. Os três aprendizados da infância e a configuração do destino. São Paulo: Antroposófica, 2017.

    Acesse o site da Editora Antroposófica aqui

     

    Se você puder, tente comprar o livro para colaborar com o fortalecimento do nosso território de conhecimento.

    Acesse cópia digital, exclusiva para uso do grupo.

  • encontro UM

    antroposofia - introdução e apresentação

    Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.

    exercício semana UM

    Antes de dormir, registrar no diário, dos últimos aos primeiros, todos os espaços físicos em que esteve por algum tempo (por exemplo: seu quarto, banheiro, cozinha, sala, carro, estacionamento, elevador do trabalho, escritório, restaurante...). Importante que seja do último ao primeiro do dia.

    Citação usadas no encontro UM aqui.

  • encontro DOIS

    imanência

    Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.

    exercício semana DOIS

    Antes de dormir, registrar no diário, dos últimos aos primeiros, quanto tempo ficou em cada atividade que fez (por exemplo: 10 minutos no banheiro, 20 minutos jantando, 1h30 dirigindo do trabalho para casa, 4 horas no computador no escritório...). Importante que seja do último ao primeiro do dia.

    Citação usadas no encontro DOIS aqui.

  • encontro TRÊS

    educação

    Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.

    exercício semana TRÊS

    Antes de dormir, registrar no diário, das últimas às primeiras, todas as pessoas com as quais interagiu durante o dia (por exemplo: a mãe, o porteiro do prédio, o ambulante no sinal de trânsito a caminho de casa, o ascensorista do prédio do trabalho, a secretária, o cliente...). Importante que seja da última à primeira do dia.

    Citação usadas no encontro TRÊS aqui.

  • encontro QUATRO

    steineriana

    Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.

    exercício semana QUATRO

    Antes de dormir, registrar no diário, da última à primeira vez que ficou totalmente sozinho durante o dia (por exemplo: no banheiro antes de dormir, no banheiro do escritório, no banheiro quando acordou). Importante que seja da última à primeira do dia.

    Citação usadas no encontro QUATRO aqui.

  • encontro CINCO

    des...des... (descolonizar, desescolarizar)

    Para assistir ao vídeo do encontro de, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.

    exercício semana CINCO

    Registro matinal: Fazer projetos para o dia, podem ser projetos em andamento ou pontuais. Agenda para atender demanda ou projetos de médio e longo prazo.

    Registro noturno: Antes de dormir, avaliar a tensão entre o ideal, o possível e o real. Anotar em listas no caderno: lista de idealidades, listas de possíveis (aquilo que poderia ter feito, mas não fez) e lista do real (o que verdadeiramente aconteceu). Se quiser, faça reflexões no caderno-diário.

    Citação usadas no encontro CINCO aqui.

    SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Portugal: Almedina, 2010.

    Epistemologias do Sul

    Texto completo

  • encontro SEIS

    contemporâneo

    Para assistir ao vídeo do encontro, você precisa estar logado no YouTube com o email cadastrado no curso.

    exercício semana SEIS

    Descrição do real: plantas, pessoas, situações práticas e objetivas, objetos, espaços. Descreva o mais detalhado possível, escrevendo no caderno-diário. (outras informações no video abaixo).

    Citação usadas no encontro SEIS aqui.

  • encontro SETE

    os desafios da inclusão

    Texto sobre a inclusão, citado pelo grupo. Aqui.

  • encontro OITO

    Trimembração Social na prática de uma escola comunitária pública - Potências e desafios

    O tema de nosso encontro abordará a trimembração social com seus princípios de liberdade, igualdade e fraternidade sob a perspectiva prática de uma escola pública de ensino infantil no litoral norte da Bahia.A problematização do tema emanou das vivências práticas de mães, professoras, e demais colaboradores da escola. Contrapondo o que diz Rudolf Steiner a respeito da gestão trimembrada das escolas com as leis e diretrizes brasileiras de educação, buscamos um encontro entre aquilo que é idealizado e o que é possível.Abordaremos o modelo de Governança Trimembrada nas escolas Waldorf trazendo apontamentos sobre este modelo e suas possíveis distorções na contemporaneidade. Ao apresentar o estudo de caso da escola Casa da Mata, enalteceremos as potências e apontaremos os desafios das práticas na escola pública.Ao final, esperamos trazer alternativas criativas ao modelo trimembrado diante do cenário do que temos em um espaço institucionalizado.

  • encontro NOVE

    Quem dirige esse barco? Até onde direcionar a aprendizagem na infância?
    Inquietudes e quietudes

    Trabalho do grupo: "Quem dirige esse barco". Acesse a íntegra aqui.

    ROMERO, Cristina. Una revolución en la escuela - Despertando al dragón dormido / Cristina Romero; 1a Ed. - España: Editorial OB STARE, 2012.
    Livro de referência clique aqui para o texto completo.

  • encontro DEZ

    O fio vermelho da experiência

  • Vamos interagir por aqui?

    Penso que mais um grupo de whasapp possa ser improdutivo, já que estamos querendo compor pensamento e sistematizar conhecimento, por isso, aquilo que tivermos como contribuição escrita e visual pode ser postado aqui, o que acham? (estamos fazendo um teste, avaliamos na próxima semana)

© 2018

    Ativismo D
    grupo
Uso de cookies
Utilizamos cookies para garantir uma experiência de navegação suave. Ao continuar, assumimos que você aceita o uso de cookies.
Saiba mais