Voltar ao site

O consumidor

Você é uma pessoa ou um consumidor? O que está implícito na ideia de que somos consumidores? Será que viver é consumir?

17 de agosto de 2022

 

Você é uma pessoa ou um consumidor? O que está implícito na ideia de que somos consumidores? Será que viver é consumir? Você media suas relações pelas suas ações de consumo? Que preço tem um raio de sol? Quanto custa um suspiro? Há promoções de abraços hoje? Que mundo estamos ajudando a construir? O que estamos ajudando a fazer de nós mesmos? 

Ele traça seus planos pensando nas vantagens que terá por aproveitar descontos. Ele organiza sua vida, associando cifras a cada uma das ações que faz. Ele desenvolve seus gostos, mediado por códigos de barra e etiquetas com valores marcados. Ele passa por cima de qualquer coisa, em nome das ofertas que poderá usufruir. Ele está sempre atento a recibos e rótulos. Ele avalia, critica, categoriza. Ele enlouquece diante de concursos e sorteios. Ele procura embalagens que digam: leve 4 pague um. Ele é o consumidor.

Um personagem que tem até código de defesa. Um personagem que se considera portador de direitos. Um personagem que, esquecido que é gente, vive no mundo como um usuário. Um personagem que utiliza a vida, que consome a vida, que faz da vida uma ação de compra e venda. Ele,o consumidor.

Alguém que esqueceu que é gente. Alguém que esqueceu que nem tudo tem valor de troca. Alguém que esqueceu que a vida não tem SAC. Alguém que fere por centavos. Alguém que fere por crediários. Alguém que fere por ser um consumidor. Alguém que fere por ter como meta de vida consumir. Consumir a qualquer momento, a qualquer preço, custe o que custar. Consumir contanto que ele leve vantagem, que ele leve desconto, que ele aproveite as ofertas.

Para ele não existem pessoas. Para ele não existe gente. No máximo o que há são cidadãos que, por serem cidadãos são também - evidentemente - consumidores como ele. E, como todos os consumidores, têm seus diretos, seus valores, seus códigos de garantia.

O consumir aproveita tudo, ávido por tirar vantagens de tudo que há. O consumir aproveita tudo, ávido por tirar vantagens de todos, por ser o primeiro da fila na mega-super-liquidação de verão.

Quanto de consumidor existe em cada um de nós? Que tipo de sociedade estamos ajudando a criar e manter, que se refere a seus membros por um título tão insignificativo como: consumidor?

Texto para o novo livro de Nina Veiga: Por uma estética da vida viva. Quem apoia o canal com 20 reais por mês, faz parte de um grupo de leitores que podem acompanhar a edição de pertinho, criticando e sugerindo. Faça parte do grupo de apoiadores: 32991131748.Apoie pelo catarse: https://www.catarse.me/ativismo_delicado_arte ou por PIX: pix@ninaveiga.com.br